Durante o desenvolvimento do ser humano muitas crises são previstas, outras nem tanto. Fato é que sempre que nosso funcionamento está diferente, seja de outro ser humano na mesma fase ou do que a pessoa era recentemente, há registro de que algo está errado. Sendo assim, quando algo compromete o funcionamento saudável do indivíduo, é hora de procurar o profisional adequado para identificar o que está havendo.
Muito já foi discutido sobre normal e patológico, considerando a linha tênue que há entre um e outro, além da necessidade de ser considerado o contexto onde o sujeito está inserido. Ainda que exista um quadro classificatório de doenças mentais ou desvios do comportamento saudável, insistimos em lembrar que tal classificação não serve de rótulo para ninguém.
Entretanto, a classificação das doenças psicológicas nos servem de guia para melhor conduzir o indivíduo a um funcionamento saudável. Muitas vezes, a classificação apenas denota uma forma de funcionar diferente, que quando não identificada pode trazer prejuízos e sofrimentos desnecessários para o indivíduo e seus familiares.
Saber identificar algo errado e procurar a ajuda do profissional adequado pode tornar a vida muito mais fácil, independente da gravidade do caso.
Saber identificar algo errado e procurar a ajuda do profissional adequado pode tornar a vida muito mais fácil, independente da gravidade do caso.
Devemos lembrar que muitas vezes a mídia e o senso comum debatem e divulgam sobre doenças da moda, identificando de forma errônea muitas dessas patologias. Infelizmente, criança levada é confundida com hiperatividade, tristeza e dor é configuram depressão, dentre outras que podem resultar em medicação indevida em muitos casos.
Diante de tais questões, será desenvolvido um trabalho para auxiliar melhor o processo de investigação do que pode estar acontecendo, quando é percebido que algo está errado. Devo esclarecer que todos os posts relacionados a determinados quadros não serão suficientes para que um leigo possa se autodiagnosticar. Nossa proposta é de orientar melhor com informações necessárias para o levantamento de hipóteses, que só poderão ser confirmadas por um profissional qualificado.
O material aqui oferecido reunirá informações sobre algumas doenças, crises, conflitos e frustrações insuportáveis mais comumente presentes no set terapêutico. Será possível encontrar orientação sobre o qual o profissional deve ser procurado e dicas sobre como lidar melhor em cada situação. Aguardem os novos posts!
Amooo!! Texto simples porém esclarecedor!
ResponderExcluir