Psicologia, Psiquiatria e psicanálise - Diferenças.


O que é psiquiatria, psicologia e psicanálise? O que elas tem em comum? 
É verdade que ambas tratam de loucos? Qual a semelhança e quais as diferenças entre elas?
No primeiro ano de faculdade, me lembro, a questão era colocada para os alunos, e a maior parte de nós não sabia...
Comecemos, então pela semelhança: A letra PSI:


Este símbolo  é a vigésima terceira letra do alfabeto grego,e, quando adicionado o prefixo "que", formou a palavra psykhè  (PSIQUE), significando, então, "alma" ou "espírito". Então,  o termo serviu para designar o que não era físico, que poderia ser da alma ou espírito...

PSIQUIATRA- PSIQUIATRIA Grego: psykhè, alma + íatros, médico.
Profissional que cuida dos males do espírito, da alma ou das questões mentais.  Então, o psiquiatra é um profissional da medicina que opta pela especialização em psiquiatria,  onde estuda neurologia, psicofarmacologia e treinamento específico para diferentes modalidades de atendimento. tendo por objetivo tratar dos problemas mentais. Ele é apto a prescrever medicamentos, pois uma alteração química no organismo pode significar a manifestação física de um problema mental. E, quando falo problema mental, não me refiro apenas a loucura, como tendem a pensar todos. Esse médico pode auxiliar diversas outras questões, como por exemplo, o fumante que quer largar o cigarro, mas tem uma dependência química. Nesse, como em outros casos, como depressão, ou qualquer outra alteração, o profissional pode trabalhar em conjunto com o psicólogo para ajudar o cliente.

PSICÓLOGO - PSICOLOGIA Ψυχολογία Grego: psykhè, alma + Logos (razão, conhecimento, ciência)
O psicólogo tem formação superior em psicologia, ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. O curso tem duração de  5 anos. No decorrer do curso a teoria é complementada por estágios supervisionados que habilita o psicólogo a realizar psicodiagnóstico, psicoterapia, orientação, entre outras. Pode atuar no campo da psicologia clínica, escolar, social, do trabalho, entre outras. Após a graduação, o profissional que escolhe a especialização clínica, estuda mais alguns anos, dependendo da abordagem psicológica ou tipo de atendimento que escolher.   O profissional pode optar por um curso de formação em uma abordagem teórica, como a gestalt-terapia, a psicanálise, a terapia cognitivo-comportamental. Em outro post falarei de algumas das abordagens mais escolhidas no Brasil. Por ora voltemos ao assunto.

PSICANALISTA - PSICANÁLISE - Psychoanalyse 
Termo criado por Sigmund FREUD*, em 1896, para nomear um método particular de psicoterapia* (ou tratamento pela fala). O psicanalista é o profissional que possui uma formação em psicanálise, que consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, baseado nas associações livres e na transferência. Segundo a instituição formadora, o psicanalista pode ter formação em diferentes áreas de ensino superior, podendo ser medicina ou psicologia.

Depois de esclarecidas algumas diferenças, voltemos a semelhança. Psiquê, alma, espírito, mente, processos psicológicos, seja que nome seja dado, fica claro que os profissionais acima cuidam dessas questões no ser humano. Pois bem, mas isso não significa falar apenas do que comumente é chamado de loucura, pois todos estamos sujeitos a procurar algum destes profissionais em algum momento de vida. Sim, todos  estão aptos cuidar de vários tipos de conflitos mentais, não só do que se convencionou chamar de "loucura". Pois o ser humano é complexo, e, com a velocidade de informações e mudanças do novo século, não é difícil esbarrar-mos em algum tipo de conflito pessoal que nos leve procurar auxílio de um desses profissionais. Aliás, eu costumo dizer que a psicoterapia, por exemplo, deveria oferecer serviços como a academia de fitness. Nos preocupamos com a saúde física e malhamos também pela beleza. Não seria bom o mesmo cuidado com nossa mente? Acho que uma boa terapia faz com que tenhamos um compromisso pessoal de se conhecer melhor, de se tornar quem é, de se compreender e se aceitar, ampliando nosso potencial para uma vida melhor. Mas, isso fica para outro post....