Psicologia, o que é e para que serve?

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência... O corpo e a mente são estudados pela psicologia de forma integrada e não separadamente.

As disciplinas da Psicologia estão ligadas ao estudo da personalidade, da aprendizagem, da memória, da inteligência, do sistema nervoso e das relações inter-pessoais, do desenvolvimento humano, dos processos psicoterapêuticos, do sono e do sonho, do prazer e da dor, da vida e da morte... talvez, devido a estas últimas, se observa bastante a Psicologia como uma ciência oculta segundo o senso comum, porém ela é realmente uma ciência fidedigna.
A história da Psicologia se confunde com a Filosofia até meados do século XIX. O fato é que no final do século XIX, os acadêmicos da época resolvem distanciar a Psicologia da Filosofia e da Fisiologia, dando origem ao que se chamou de Psicologia Moderna. Os comportamentos observáveis passam a fazer parte da investigação científica em laboratórios com o objetivo de se controlar o comportamento humano. Nesse sentido, os teóricos objetivam suas ações na tentativa construir um corpo teórico consistente, buscando o reconhecimento, enfim, da Psicologia como ciência. 
Desde o início da psicologia científica ou experimental,  diversos sistemas teóricos foram desenvolvidos para intervir no comportamento humano entre estes podemos destacar a psiquiatria / psicopatologia e a psicanálise. Os limites entre essas práticas e/ou disciplinas científicas e a psicologia são tênues assim como as múltiplas influências entre estas, seja como fonte de inspiração para pesquisa ou fundamentação  teórico - metodológicas e conceituais.
Assim, a Psicologia hoje, pode contribuir em várias áreas de conhecimento, possibilitando cada área uma gama infinita de descobertas sobre o homem e seu comportamento, ou sobre o homem e suas relações. O psicólogo (profissional da área de psicologia) busca compreender o comportamento e o pensamento das pessoas que possuem algum tipo de conflito ou distúrbio psicológico. O objetivo final é a saúde mental do indivíduo para que este possa ter uma boa qualidade de vida. A resolução dos problemas psicológicos significa uma situação melhor de relacionamento com a sociedade, família e consigo mesmo (com seus pensamentos, desejos e sentimentos). 

A psicologia atua, muitas vezes, integrada a outras áreas como, por exemplo, psiquiatria, pedagogia, sociologia e antropologia. Existes várias escolas de pensamentos (sistemas) na área de psicologia. Cada uma delas possui seus próprios métodos e processos de atuação. 

Existem várias especializações na área de psicologia: Psicologia do trabalho, Psicologia Clínica, Psicologia Comparada, Psicomotricidade, Psicopatologia, Psicologia Forense, Psicologia social, Psicopedagogia, Psicologia Esportiva, Psicologia organizacional, Psicologia Corporal, Sexologia, entre outras.

Diante da complexidade humana, várias escolas foram desenvolvendo teorias e métodos particulares, especificando sua forma de abordar o ser humano e suas questões. De fato, a visão de homem e mundo é o que irá diferenciar as abordagens psicológicas, pois independente do caminho escolhido, todas tem como objetivo a saúde do ser humano.